Biocombustíveis

1 02 2009

BXP30364

 

Esta fonte de energia não se apresenta como uma alternativa ao petrolóleo, mas sim um complemento já que a sua obtenção em quantidades equivalentes ao consumo do petróleo não é possível. É de salientar que os biocombustíveis podem ter impactos positivos e negativos, tudo vai depender das políticas adoptadas em relação a produção dos mesmos.

 

Os biocombustíveis são uma energia renovável cujo princípio de funcionamento é a aceleração do ciclo de carbono, em vez da não emissão de gases com efeitos de estufa. A obtenção de biocombustiveis pode ter várias origens, como por exemplo: resíduos florestais, resíduos agro-pecuários, cana do açúcar, etc.

 

Quando falamos de resíduos para a obtenção de biocombustíveis não existe aparentemente desvantagens, contudo quando falamos de plantações para a obtenção de biocombustíveis podem existir impactos negativos, como o aumento do preço dos cereiais e indexação dos mesmos ao preço do petroleo.

 

Para evitar esse cenário que aumetará a fome e a pobreza, caberá aos futuros politicos definir medidas que por um lado se consigam aumentar a produção de biocombustíveis e por outro lado que não tenha impactos no preço dos alimentos. Estas medidas resumem-se a duas: massificação da agricultura (tendo sempre em conta os impactos ecológicos e outros) e limitação da produção de biocombustíveis a resíduos e excedentes.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: