Energias renováveis

1 02 2009

lacejabmini

 

Actualmente temos uma elevada dependência dos combustíveis fósseis, nomeadamente o petróleo. Neste panorama um corte na produção ou um aumento excessivo no preço do crude, terá um fortíssimo impacto na economia, o exemplo mais próximo foi o que tivemos no verão de 2008, onde os sectores de transportes, pescas e agrário foram fortemente atingidos.

 

Não são apenas os factores de impacto económico os pontos negativos do petróleo, também existem mais. O que mais preocupam os cientistas é o aquecimento global. O aquecimento global é fruto de um fenómeno conhecido como efeito de estufa, este é causado por determinado tipos de gases, nomeadamente o dióxido de carbono, que formam “uma película protectora” que não permite sair o calor mas possibilita a entrada do mesmo. Actualmente com o elevado consumo de combustíveis fósseis emitimos mais gases com efeito de estufa do que aqueles que o planeta consegue absorver.

 

Um aumento de 2ºC a 3ºC na temperatura do planeta teria efeitos devastadores, como o desaparecimento da amazónia, a inundação de povoações causada pela subida do nível médio das águas das marés ou o aumento de catástrofes naturais (tempestades, ondas de calor, etc). Para evitarmos estes problemas, teremos que diminuir a emissão de gases com efeito de estufa e procurar alternativas ao petróleo.

 

As energias renováveis surgem como uma alternativa ao petróleo. Existem vários tipos de energias renováveis, nomeadamente a hídrica, a eólica, a solar, das marés, etc. O futuro passará por desenvolver e apostar neste tipo de energias, só assim poderemos inverter esta tendência catastrófica.

 

A implementação deste tipo de energias não passará apenas por uma política global mas também por acções de cada um. Por exemplo a diminuição do consumo energético doméstico terá um forte impacto na diminuição de CO2.


Ações

Information

One response

10 02 2009
Raul de Sousa

Se todos olhassem em volta e nao para nos proprios tudo seria melhor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: