Consumo energético doméstico

4 02 2009

eficiencia

O consumo energético doméstico representa a maior fatia de gastos de enérgicos a nível global, ultrapassando os transportes e a indústria. O consumo energético na maioria dos lares é elevado, havendo muito desperdício de energia.

Existem várias formas de optimizar o consumo, umas passam apenas por pequenos gestos, outras podem implicar avultados investimentos, que apesar de tudo terão retorno no longo prazo. Seguidamente, vou citar algumas das formas que temos para diminuir a factura de energia e poupar o meio ambiente:

 • Aquando da aquisição de um novo electrodoméstico, teremos que ter em conta duas características no ponto de vista energético: a classe energética; a capacidade vs consumo (ver exemplo frigorifico).

• Utilizar lâmpadas económicas, este tipo de lâmpadas consomem cerca de 80% menos que as lâmpadas convencionais. (ver mais informação aqui)

• Não deixar aparelhos em “stand-by”. (ver mais informações aqui)

• Recorrer a climatização passiva. A climatização passiva consiste em aproveitar da melhor forma as condições naturais e de inércia térmica, de modo a obtermos uma temperatura de conforto. Existem vários modos de climatização passiva, os mais básicos e acessíveis passam por optimizar a incidência da radiação solar directa e a ventilação natural. (mais informação aqui)

• Outra solução com grande impacto é o aquecimento solar de águas sanitárias. Esta solução implica um elevado investimento inicial mas tem retorno e poupança de capital ao longo prazo. (mais informação aqui)

 A diminuição do consumo de energia e meio-ambiente, parte essencialmente por mudar os nossos hábitos e começar a racionalizar o modo como consumimos energia.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: