A crise económica

8 02 2009

stock_market_crash1

Actualmente estamos a atravessar uma das maiores crises, a maior parte das grandes economias mundiais entraram em recessão alastrando consigo as restantes economias. A comunicação social não releva as reais causas deste clima instalado, contudo vou colocar a minha opinião em relação ao que se esta a passar.

 

A crise é causada essencialmente por dois factores: falta de liquidez e excesso de passivos. Os principais causadores ou indutores desta crise foram os bancos e as instituições de crédito. Estes tem vindo a facilitar o acesso a créditos, quer a nível de empresas, quer a nível pessoal e não bastando o facto de facilitar, ainda tentavam vender a todo custo estes “produtos” financeiros por meio de campanhas de marketing. Por sua vez, muitos empresários foram iludidos a contrair esses mesmos créditos, sem primeiro ter efectuado um correcto estudo de mercado de modo a conseguir retorno e rentabilidade com o investimento efectuado mediante um crédito.

 

Temos muitas empresas endividadas e abrir falência, por outro lado temos a população em geral com falta de poder de compra, devido a necessidade de pagar as prestações relativas a créditos contraídas. Com as empresas endividadas e que não escoam o produto, sentem-se na necessidade de despedir ou até mesmo fechar, deixando muitas pessoas por baixo da linha de água, isto é, sem possibilidades para pagar as despesas correntes. Neste clima, não há capacidade para movimentar dinheiro, assim a economia estagna ou até entra em recessão como é o caso.

 

Este panorama poderia ter sido evitado! Pois a falta de conhecimentos de matemática financeira e de sensibilidade para análise de investimentos de alguns empresários e população em geral contribuiriam para isto. Como anteriormente referi as entidades de crédito tiveram forte responsabilidade, pois estas apenas se preocupavam em vender o “produto” sem recomendar correctamente o cliente. Por outro lado assistimos ao encarecimento dos produtos em geral (vejam por exemplo o custo de um T2 vs ordenado em meados da década dos 80).


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: