Automóvel do século XXI

14 02 2009

automovel-futuro

 

O sector automóvel vai ter que se adaptar as necessidades do novo século, onde o principal desafio consiste em recortar o consumo dos combustíveis fosseis. Outro factor importante é diminuir o preço dos automóveis, vistos que os elevados preços actualmente praticados, contribuem para a estagnação nas vendas. Neste panorama, cabe aos construtores de automóveis revolucionar o mercado apresentando soluções mais económicas e amigas do ambiente.

 

Existe uma panóplia de soluções amigas do ambiente, recorrendo a outras fontes de energia diferentes aos combustíveis fósseis. Contudo a base desses “combustíveis alternativos” está pouco desenvolvida. Por exemplo, os automóveis eléctricos não emitem gases poluentes durante o andamento, são silenciosos e apresentam performances aceitáveis. Contudo quando recarregamos as baterias estamos a poluir, pois uma parcela considerável da electricidade provém da queima de combustíveis fósseis. Outro exemplo é o dos biocombustíveis, já existe alguma oferta de veículos preparados para consumir este tipo de combustíveis, também existem países como o Brasil, onde o etanol está bem implementado. Mas em Portugal, como na maioria dos países, ainda não existe infra-estruturas para a produção, distribuição e consumo deste combustível. Existem outras energias alternativas, mas todas elas apresentam limitações que dificultam o desenvolvimento das mesmas. Outra possibilidade interessante será a conjugação destas fontes de energia e desenvolver soluções híbridas.

 

Deve partir da iniciativa dos grandes construtores, definir o tipo de solução mais adequada para cada tipo de automóvel. Por exemplo para uso citadino, o automóvel eléctrico é uma solução interessante, mas utilizar esta fonte de energia para percorrer longas distâncias já não se adequa. Por outro lado, os construtores devem-se concentrar em desenvolver tecnologia de modo a tornar os automóveis mais acessíveis.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: