Relançamento da economia

16 02 2009

relancamento-da-economia

 

Estamos a atravessar uma grave crise económica e encontramo-nos em recessão. O clima criado de crise diminui a confiança do consumidor e dos empresários, estagnando investimentos e diminuindo a troca de bens, acto essencial para o funcionamento do modelo capitalista.

 

A economia é o reflexo do nosso comportamento na sociedade, todas as pessoas tem impacto na economia através das decisões que tomam. Contudo se a conseguimos afundar a economia também a conseguimos relançar! Em tempos de crise existem também oportunidades no mercado é uma questão de reflectir e analisar o tipo de produto ou serviço com potencial.

 

Para ultrapassar a crise, não podemos deixar de consumir mas sim consumir com atenção e não consumir acima das nossas capacidades económicas. Não podemos deixar de investir em novos projectos, teremos sim que fazer um estudo de mercado com rigor antes de avançar com um investimento.


Ações

Information

One response

17 02 2009
João Oliveira

Este é realmente um tema pertinente, o que fazer perante a crise, todos os dias ficamos mais deprimidos por este assunto, a imprensa na sua generalidade envolve-nos nesta fatalidade que é a perda de emprego, a consequente perda de poder de compra, o aumento da criminalidade, a falta de confiança dos agentes financeiros mais próximos de nós, os bancos.
O que fazer então? Baixar os braços? Não! Este é o momento ideal para reunir todas as forças e remar contra a corrente, quantos mais cidadãos e empresas tiverem esta atitude mais depressa e mais fortes sairemos deste problema.
Os desempregados deverão investir em melhorar ou aumentar a sua qualificação, quando voltar a haver emprego serão os melhores qualificados a conseguir os melhores empregos, os que mantêm o seu meio de sobrevivência não se devem concentrar em amealhar porque isso estagna o ciclo comercial. As empresas por seu lado, deverão ter uma atitude semelhante, apostando na inovação e aproveitar as ajudas financeiras que o estado proporciona para combater estas épocas de crise, não da forma que mais se vê, infelizmente, que é abrindo processos de insolvência e falência mas sim utilizando os fundos públicos disponíveis para sustentar a manutenção das suas actividades.
Não podemos pensar que tudo se resolve sem a ajuda de todos portanto acho que todos somos responsáveis pela retoma da economia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: