Globalização

26 02 2009

globalizacao

É um tema que a maioria da população não sabe o significado da própria palavra. Alias esta palavra ou mais bem o conceito de globalização, não está ainda definido, daí o receio e a manifestação de parte da população contra a mesma. Esta fracção de população teme que a globalização seja algo parecido com a colonização e que os países mais ricos e influentes, o G8, tenham o poder e explorem os países mais pobres. Esperemos que esta seja uma visão errónea da Globalização.

A Globalização pode e deve ter impactos positivos, pois há problemas que apenas podem ser resolvidos com politicas globais, como por exemplo do binómio energia e ambiente. Neste sentido já foram tomadas algumas medidas, como o programa ITER que tem como objectivo a construção de uma central de fusão nuclear piloto (ver mais detalhes neste blog aqui). Este é um pequeno passo tomado em termos de politica global, mas o caminho a percorrer para resolver este problema, necessita um empurrão maior.

A crise energética e as alterações climáticas não são o único problema grave no planeta. Em pleno século XXI ainda existe fome, guerra, ignorância… Estes problemas devem ser combatidos numa forma global, a repartição de alimentos, a manutenção da paz e o ensino devem ser apoiadas pelos países ricos aos mais pobres.

No meu ver é importante a interacção das várias economias para o combate a problemas globais. Apenas neste âmbito deve existir a globalização.


Ações

Information

One response

7 05 2011
beatriz

eu amei esse texto sobre a globalização

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: