Poupe dinheiro com o frigorífico

28 02 2009

poupe-dinheiro-com-o-frigorifico

 

Segundo dados da EDP o consumo energético do frigorífico, representa 32% do consumo total de electricidade. Por isso, uma correcta escolha do equipamento, aliada a uma correcta utilização, pode representar uma poupança significativa de energia (e euros) ao fim do ano.

 

Aquando a aquisição de um novo equipamento (frigorifico ou arca congeladora), deveremos ter em atenção dois parâmetros, a classe energética e a capacidade. Em termos de classe energética, deveremos optar por um frigorifico classe A+ ou A++, em termos de capacidade, deverá ser adequada a dimensão do agregado e/ou volume de compras. Um frigorífico sobredimensionado implica um consumo energético desnecessário.

 

A etiqueta energética, não só contêm a classe energética, como também contêm o consumo anual previsto (KWh). Este dado é importante para verificar diferenças entre equipamentos da mesma classe energética e se multiplicarmos por 0.12€/KWh sabemos quanto iremos pagar por ano nesse equipamento.

 

Não é só na aquisição do equipamento que podemos poupar, uma correcta utilização do mesmo pode marcar a diferença. Seguidamente apresento algumas dicas:

 

Coloque o frigorífico num lugar fresco, ventilado e livre de radiação solar. Também devemos evitar colocar o equipamento próximo de outras fontes de calor como o forno, a máquina de lavar roupa ou louça, etc.

 

A manutenção do frigorífico é muito importante, se notar que o compressor está a ligar muitas vezes ou em períodos prolongados, é sinal que algo de incorrecto se está a passar com o equipamento.

 

Com o passar do tempo, as borrachas tendem a perder qualidades e deixam de vedar correctamente. O aparecimento de humidade em zonas próximas das borrachas é um indício de incorrecto funcionamento.

 

Descongelar o frigorífico antes que a capa de gelo alcance os 3 milímetros de espessura. Assim é possível conseguir poupanças de energia de cerca de 30%.

 

Abrir a porta apenas quando necessário e fecha-la assim que possível. É de realçar que 20% do consumo destes equipamentos deve-se à abertura das portas.

 

Afaste a grelha traseira (condensador) no mínimo 5 cm da parede e limpe-a, pelo menos, uma vez por ano.

 

Manter os alimentos bem tapados, de modo a diminuir a libertação de humidade, evitando que o frigorífico gaste mais energia.

 

Deixar arrefecer os alimentos antes de os colocar no frigorífico.

 

Quando se ausentar por um período prolongado, esvazie o frigorífico e desligue-o.


Ações

Information

One response

16 03 2009
Ricardo

Parabéns..tá espectacular o teu site..!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: