Arte da Engenharia

2 03 2009

 

A arte não se resume a escrita, a pintura, a escultura, ao cinema… a arte pode ser aplicada em todos os objectos que usamos no dia-a-dia, por exemplo nos talheres, nas torneiras, no porta rolos de papel higiénico, resumidamente em tudo! Por vezes a arte e o design apenas tem impacto visual, outras vezes não só tem impacto visual como impacto funcional. Quando conseguimos conciliar arte com engenho o resultado pode ser espectacular!

 

Como conhecedor e apreciador da indústria automóvel, vou mostrar dois casos de mistura de arte com engenharia em automóvel:

 

arte-da-engenharia-300sl

 

O 300SL é um automóvel assombroso, sendo considerado o primeiro automóvel superdesportivo, estava equipado com toda a tecnologia de ponta da época e um design intemporal e fenomenal. Este automóvel tinha um chassis ultra-leve e rígido, contudo esta estrutura colocou um problema aos engenheiros, as portas iriam ficar demasiado pequenas e o acesso ao habitáculo seria difícil. A solução encontrada foi a abertura das portas na vertical com ajuda de cilindros hidráulicos (semelhantes ao das bagageiras dos automóveis dos dias de hoje). Como se pode verificar esta solução não teve em sua origem o design mas sim a funcionalidade. Este modo peculiar e diferente de abrir as portas valeu-lhe ao 300SL a alcunha de “asas de gaivota”.

 

arte-da-engenharia-miura

 

Outro superdesportivo revolucionário foi o Lamborghini Miura. Esta obra de arte sobre quatro rodas foi fruto do orgulho de um construtor de tractores italiano perante Enzo Ferrari, fundador da marca Ferrari. O Miura foi o primeiro automóvel a ter o motor posicionado em posição central, isto permitiu-lhe ter uma frente mais pequena e aerodinâmica, um melhor desempenho dinâmico devido ao melhor centro de gravidade e menor inércia. Esta solução foi depois utilizada em muitos Ferraris assim como em outros modelos desportivos. A dias de hoje esta solução ainda é utilizada em muitos modelos de alto desempenho e na competição (formula 1 por exemplo).

 

arte-da-engenharia-miura-motor

 

Podem ver mais modelos de Arte automóvel em Arte Motor.


Ações

Information

One response

29 09 2010
Paulo

Caro amigo
Ótimo blog, obras de arte sem dúvida os dois modelos apresentados aqui, assim como muitos outros clássicos automobilísticos; só pecou por confundir design e estética. O estudo do Design é a nível projetual, logo as asas de gaivota do bólido são sim uma preocupação de design, e ainda assim usufruem de valor estético (o que define o design: funcionalidade+estética).
É por aí🙂
Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: