O jornalismo

6 03 2009

jornalismo

 

Que seria de nos sem o jornalismo? Sem os meios de comunicação social?

 

O que passaria é que seríamos mais pobres em termos cognitivos, mais ignorantes. Pois ficaríamos completamente desligados do mundo, da realidade. A riqueza do ser humano é a comunicação, a possibilidade de compartilhar experiências, ideias e opiniões. Nesta óptica o jornalismo traz-nos essa informação de uma forma organizada e acessível.

 

Os meios de comunicação social e o jornalismo são uma arma poderosa e podem mudar o comportamento social das pessoas. O uso indevido da informação ou contra-informação pode gerar problemas sociais graves.

 

A comunicação social deve ser neutra, contudo, existem algumas fontes poluídas por tendências partidárias, ideológicas ou religiosas que conseguem moldar a informação aos seus interesses. Por isso devemos ser nós a filtrar e a comparar a mesma informação recorrendo a diferentes fontes. Outras formas de comunicação que estão em crescimento e há quem defenda que vai contra os princípios do bom jornalismo são os blogs, as wikis e os fórums. Estas fontes podem não ser credíveis, contudo o conhecimento nelas presentes é elevado, quem nunca foi a wikipédia? ou a um fórum de um determinado assunto? Blogs? Aqui está um!

 

Hoje o jornalismo está de parabéns pois hoje é o aniversário de uma das mais marcantes jornalistas da actualidade!


Ações

Information

One response

6 03 2009
João Oliveira

Enquanto o ser humano não deixar de ser um ser corruptível, e movido por interesses particulares, haverá sempre mal jornalismo, má televisão, rádio, etc.
Com o poder que os meios de comunicação concentram em termos do público que atingem, é natural que estes meios de comunicação sejam usados para publicitar mensagens ou bens comerciais, até os fóruns e os blogs não se livram desse rótulo, não é o caso deste felizmente. Mas quantos blogs não existem em que o conteúdo é completamente cosmético com o único intuito de chamar visitantes?
O homem põe o interesse particular acima dos interesses colectivos e quando tem poder usa os meios ao seu alcance em benefício próprio nem que a custo esteja a influenciar gerações na sua forma de pensar, etc.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: