O automóvel eléctrico

16 03 2009

 

automovel-electrico1

 

Será o automóvel eléctrico o meio de transporte do futuro? Na minha opinião é muito provável que sim, contudo dependerá sempre de lobbies e políticas praticadas pelos principais construtores e não só.

 

Para a maioria das pessoas o automóvel eléctrico está associado a velocidade reduzida, autonomia limitada e performances paupérrimas. Este estereótipo foi quebrado por um automóvel, o Tesla, este automóvel consegue acelerar mais rápido que um Porsche Turbo, ultrapassar os 200Km/h e percorrer até 400Km sem necessidade de recarregar. Por outro lado o modelo custa 100.000USD e compete directamente com automóveis de elite.

 

O automóvel eléctrico apresenta um elevado rendimento mecânico, sendo a eficiência energética 3 vezes superior, quando comparado com automóveis equipados com motores de combustão interna. Esta eficiência reflecte-se na carteira! Voltando ao Tesla e segundo dados do construtor, este modelo consome cerca de 0.13KWh/Km. Para calcular o custo em euros temos que efectuar os seguintes cálculos: multiplicar 0.13KWh/Km por 0.12€/KWh (custo normal da electricidade em tarifário doméstico) e multiplicar o resultado por 100Km, assim vamos obter um custo de 1,56€ por cada 100Km.

 

Contudo ainda existe uma grande limitação para a aplicação em massa desta tecnologia nas estradas. A produção de electricidade em maiores quantidades. Contudo nesta área já propus algumas soluções, tais como: energias renováveis, fusão nuclear e biocombustíveis.

 

Seguidamente coloco uns vídeos, onde se podem ver alguns protótipos made in Portugal.

 

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: