Economias Emergentes

18 03 2009

economias-emergentes2

As economias emergentes pertencem a um grupo de países pouco desenvolvidos cujas economias tem crescido substancialmente quando comparadas com as restantes economias. Neste leque de países surgem nomes como China e Índia por exemplo.

 Qual é a chave do sucesso destas economias? A resposta não é chave, mas sim as chaves, pois existem vários motivos para o sucesso destas economias: a mão-de-obra barata, a falta de legislação de trabalho, segurança e ambiente, a mão-de-obra infantil… Este clima é favorável a redução de custos das empresas, que se vai reflectir na descida do preço final do produto para o consumidor.

As condições oferecidas por esse tipo de economias são aliciantes para a deslocação e implementação de empresas multinacionais. Pessoalmente não sou contra a deslocação de empresas, contudo reprovo que exista trabalho infantil, escravatura e total falta de condições para trabalhar com dignidade nesses países.

Esta forma pouco humana de trabalhar por algumas economias emergentes, poderão causar o aparecimento de economias imergentes. Pois com condições e leis laborais radicalmente diferentes, criarão desigualdades no mercado global.

Na minha opinião, é importante erradicar a escravatura e o trabalho infantil, assim como criar um padrão humano de condições de trabalho. Em termos de empresas, a normalização a nível de ambiente, segurança e qualidade deveria ser padronizada nos vários países. A globalização deve incidir também neste ponto, na adequação de condições laborais nos vários países.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: