Armazenamento de frio

25 03 2009

armazenamento-de-frio1

Este post não está relacionado com frigoríficos nem congeladores, mas sim com armazenamento de frio para climatização. O armazenamento de frio consiste em produzir e armazenar frio durante o horário nocturno aportando vantagens a nível económico e ambiental. O armazenamento de frio apresenta basicamente três vantagens: necessidade de uma menor potência contratada, menor potência no equipamento de frio e maior consumo de energia em tarifário reduzido (horas de vazio).

 Existem três formas diferentes para armazenar frio: Tanques de água fria estratificada, bancos de gelo e sais eutéticos. Estes apresentam características diferentes em termos de dimensão, custo e rendimento do equipamento de frio. Por outro lado existem várias estratégias de armazenamento, devendo sempre procurar optimizar o custo final mediante as poupanças em potência contratada, potência do equipamento e consumo de energia.

O armazenamento de frio, destina-se sobretudo para grandes superfícies comerciais, grandes escritórios e fábricas climatizadas, a nível doméstico não se justifica o recurso a este tipo de tecnologias. Os benefícios não são apenas a nível económico, com também são a nível ambiental, pois a diminuição de picos de potência, associada a um maior consumo de energia em horas de vazio, reflectir-se-á numa diminuição de emissão de CO2.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: