GPL

4 04 2009

gpl1

Quem nunca viu um automóvel a circular com o dístico GPL? Estas siglas significam Gases do Petróleo Liquefeitos, como o nome indica é um combustível fóssil e não uma fonte de energia renovável.

Mas afinal quais são as vantagens do GPL? Basicamente duas, um combustível mais ecológico e mais económico quando comparado com a Gasolina ou o Gasóleo. Este combustível tem menos quantidade de carbono e por consequente menor emissão de CO2 resultantes da queima do mesmo. O preço é outro aliciante, pois custa cerca de 0,60€/L.

Porquê não progride este combustível? Sobretudo por preconceitos sociais, pelo facto do dístico discriminatório e pela impossibilidade de estacionar em parques subterrâneos. Existe o preconceito que as viaturas transformadas a GPL podem explodir e que cheiram a gás. Na realidade, são mitos, pois os depósitos de GPL são mais seguros e a possibilidade de existirem fugas é muito reduzida. Em relação ao dístico, apenas se aplica aqui em Portugal, pois os restantes países da Europa não existe dito dístico. Em termos da proibição do estacionamento em parques subterrâneos também carece de sentido, pois como anteriormente referi a possibilidade de fugas é reduzido e a quantidade de gás libertada também.

O comportamento do automóvel fica diferente quando transformado a GPL? Sim, de facto existe uma ligeira perda de potência, pois os motores foram desenvolvidos para queimarem gasolina e não GPL, contudo a perda de potência é mínima e nos automóveis sobrealimentados é quase nula. Actualmente os sistemas de GPL funcionam a injecção controlados electronicamente, pondo de parte desafinações ou rateres, que aconteciam em sistemas GPL antigos.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: