Energia nas empresas

19 04 2009

energia-nas-empresas

A maior parte das empresas em Portugal não tem preocupações com o consumo de energia. Uma correcta estratégia na utilização de recursos energéticos, por parte das empresas, significa poupanças significativas em termos de factura energética e diminuição de emissões de gases com efeitos de estufa.

Quando se fala de energia, o universo é basto e diversificado. Contudo, vou-me então focar no tipo de energia mais comum: a electricidade.

Como podemos diminuir a factura eléctrica? Ao longo do blog tenho deixado algumas dicas como optimizar o consumo a nível doméstico. A nível empresarial as medidas não diferem muito contudo é necessário seguir uma metodologia de modo a obtermos resultados. Que é a seguinte:

  1. Levantamento das necessidades energéticas – Consiste em saber exactamente quanta energia gastamos e qual é o pico de potência.
  2. Actuar nos pontos onde estamos a consumir em excesso – A nível de equipamentos industriais é difícil encontrar equipamentos energeticamente mais eficientes, as alternativas sentarão sobretudo na climatização, iluminação e equipamentos informáticos.
  3. Estudar o tarifário mais adequado – Actualmente existem várias alternativas e sabendo os consumos a nível de potência e energia e tendo por base o levantamento de consumos energéticos, estamos em condições para escolher o tarifário que se adeqúe as necessidades.

Em temos de crise, é essencial recortar nas despesas nas empresas, uma optimização energética pode ser um dos caminhos a seguir.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: