Utilização eficiente de Termoacumuladores

25 04 2009

termoacomuladores

Estes dispositivos são os cilindros de aquecimento de água presentes em muitas casas. É caracterizado como sendo um dispositivo de elevado consumo energético. A escolha e utilização correcta do termoacumulador podem levar a poupanças energéticas significativas.

Hoje em dia existem termoacumuladores programáveis que possibilitam uma fácil regulação do mesmo. Os modelos mais antigos obrigarão ao utilizador ligar e desligar de modo a conseguir reduções na factura energética.

A primeiro ponto que devemos ter em atenção ao comprar um equipamento é a dimensão. Se o equipamento for sobredimensionado e desadequado a dimensão do agregado familiar, vai implicar elevados consumos energéticos, pois a maior superfície de contacto com o exterior vai implicar maiores perdas.

O segundo passo é escolher o local. O termoacumulador deve ser colocado num local quente próximo da cozinha e casa(s) de banho, para minimizar o comprimento da canalização necessária e diminuição das perdas de calor. Nunca instalar numa cave não aquecida.

A utilização também é um ponto fundamental, a temperatura ideal de funcionamento é de 55ºC e deveremos ligar o termoacumulador uma hora antes do banho. Inclusive poderemos ter o cuidado de colocar o termoacumulador a funcionar em horas de vazio, caso tenhamos tarifário bi-horário.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: