Cultura Financeira

27 04 2009

cultura-financeira

A gestão de orçamentos familiares e de pequenas e micro-empresas por vezes não é o mais adequado por falta de cultura financeira. Em artigos anteriores, coloquei de uma forma superficial as causas da crise económica e inclusive alguns artigos como relançamento da economia e produto em tempo de crise.

Mas afinal o que é a cultura financeira? No fundo é conseguir descobrir produtos financeiros aliciantes, negócios lucrativos, conseguir manter um bom equilíbrio orçamental e sobretudo não ser enganado.

Os bancos são especialistas em iludir investidores em produtos de fraca prestação mediante um exercício de matemática financeira, contudo existem normativas em termos de taxas de juro, estou nomeadamente a falar da TAE (taxa anual efectiva), quando quisermos comparar produtos financeiros teremos que procurar a TAE que por vezes surge em letras pequenas no rodapé do cartaz, apresentando um valor irrisório quando falamos de investimento.

Nos empréstimos também termos que prestar atenção a alguns pontos. Quando falamos de empréstimos a taxa variável, teremos que procurar o spread mais baixo possível, contudo o spread não é por si só o mais importante! Quando contrairmos um empréstimo, deveremos procurar pagar a dívida no menor tempo possível (apesar da prestação subir). Se optarmos por um período longo para abater a dívida e apesar de termos uma prestação menor, na realidade pagamos mais juros, sendo que no período inicial, praticamente pagamos juros e não abatemos a dívida.

Outro conselho que pessoalmente é apenas contrair empréstimos para bens essenciais e cujo valor económico se mantenha ou possa vir a aumentar (imóveis por exemplo). Por outro lado é absurdo contrair empréstimos para informática, electrodomésticos, hi-fi entre outros. Dentro do possível devemos evitar contrair empréstimo para a adquisição de um automóvel.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: