As marcas da 2ª Guerra Mundial

7 05 2009

As marcas da 2ª Guerra Mundial

Hoje celebra-se o 64º aniversário do fim da 2ª Guerra mundial na Europa. Esta guerra durou 1620 dias e envolveu praticamente todos os países economicamente e militarmente mais desenvolvidos. O balanço final desta guerra foi devastador, 72 milhões de mortos, dos quais 46 milhões representam civis.

Esta guerra tem origem no ódio e racismo de um regime sem sentido. Estou a falar do regime autoritário e opressor liderado por Adolf Hitler. Neste regime, o racismo era levado ao extremo, sendo praticado o genocídio em grande escala. A vontade do partido nacional socialista (que de socialista não tinha nada), era dominar o mundo, mesmo implicando a morte de milhões de pessoas.

Passados 64 anos, ainda estão patentes as sequelas da 2ª guerra mundial. Pois esta guerra, causou o exílio de milhares de judeus para o médio Oriente, onde fundaram o estado de Israel. Este acontecimento causou um desequilíbrio social e cultural numa região onde reinava a paz. Ainda nos dias de hoje, o ambiente de terror reina nas terras de Cristo e o conflito entre Palestinos, respaldados por outras nações muçulmanas, com os Judeus apoiados pelos EUA, parece não ter solução.

Outro acontecimento absurdo é a existência de grupos neo-nazis, que idolatram Hitler, são racistas, gostam de provocar desacatos, ter comportamentos violentos… Isto mostra a ignorância destas fracções sociais perante este marco negro da história que foi a 2ª Guerra mundial.

Por último deixo o meu cartão amarelo, para aqueles que querem fechar os olhos e dizer que o holocausto não existiu. O holocausto não é motivo de orgulho para ninguém, muito menos para o povo alemão, onde ainda há rastros das temíveis câmaras de gás.


Ações

Information

5 responses

8 05 2009
Alvaro Dias

Caro Hugo
A 6 de maio 45 acabou a guerra na europa, mas na asia/pacifico só terminou com a capitulação do Japão em agosto de 45.
Não concordo com a palavra exilidos, para aqueles judeus que foram para Israel, na verdade eles retornaram à sua terra, segundo a ONU. Os verdadeiros judeus exilados foram aqueles que saíram dos paises europeus e escolheram a america como povo os judeus exilidados.

Alvaro

8 05 2009
Hugo Lagido

Obrigado pela observação! De facto foi uma falha no texto que não fazia referência a Europa. Já corrigi!

Grande Abraço

Hugo Lagido

31 05 2009
Irilene Lacerda

Penso que o autor desse texto é tão racista quanto aqueles que provocaram a 2ª guerra mundial. A expressão “marco negro”, revela o íntimo de quem o escreve, que vê na cor negra, o sinônimo de tudo aquilo que é ruim ou desperezível. Tal expressão mostra que o racismo ainda está arraigado em nosso ser, que os fundamentos que serviram de base para justificar os milhões e milhões de vida ceifadas, ainda prevaleçem. Que pena!

31 05 2009
Hugo Lagido

A subjectividade das expressões pode de facto levar a incorrectas interpretações. A cor negra normalmente representa o luto, luto pela morte injustificada de milhões de pessoas num conflito armado fruto do ódio e do racismo.

O texto é uma sátira dirigida contra aqueles que promovem o racismo e idolatram a imagem de Hitler e do partido nazi. Por isso, eu como autor do texto, sou totalmente contra o racismo.

14 06 2009
EDSON CARVALHO

As expressões marco negro, denegrir … são subjetivas apenas para os (as) que não a sofrem objetivamente. Por exemplo, crianças que tentam fugir do estígma da negritude inclusive lavando-se com soda cáustica podem melhor nos informar o significado histório de tais “subjetivações”.
Desconhecer os históricos e nefastos resultados concretos de subjetivações que constroem e reforçam objetivamente modos de ver, sentir e pensar a si próprios e aos outros, é desconhecer marcas cruéis efetivadas pelas diversas formas de racismos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: