A Democracia

12 05 2009

A Democracia

A democracia é o modelo de governo no qual o povo em geral pode participar de uma forma directa ou indirecta (modelo representativo), em todas as decisões. A democracia teve a sua origem na Grécia Antiga, no século V antes de Cristo.

No modelo democrático representativo, o povo elege os seus representantes, sendo estes os responsáveis por tomar as decisões governamentais. O modelo directo apenas funciona em pequenas organizações, sendo assim o modelo representativo é o mais utilizado.

Existem modelos teoricamente democráticos, nos quais as votações são viciadas, nas quais não existe liberdade de expressão e nas quais não possibilita candidaturas. Por isso, a democracia nem sempre é sinónimo de liberdade e igualdade. Felizmente, o modelo dos países constituintes da união Europeia é o modelo democrático representativo livre.

O povo português tem tido uma posição de desleixo perante o modelo democrático, preferido manter uma posição crítica (na vertente destrutiva) perante as forças políticas, ou simplesmente ignorar o estado da política. Na minha opinião não é esta a posição mais correcta! Já que pertencemos a um país livre e democrático, porque não juntarmo-nos a um movimento que se enquadre ao nosso perfil ideológico? Nestas condições, podemos participar de uma forma activa na sociedade e defender os nossos pontos de vista nas principais decisões. Este é o verdadeiro sentido da Democracia.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: