Computadores de baixo consumo

16 05 2009

computadores de baixo consumo

Os computadores têm tido uma rápida evolução em termos de performance e capacidade de processamento. Contudo, esta rápida evolução implicou um aumento de consumo de electricidade dos processadores. Um computador hoje em dia com todos os periféricos montados, tem consumo na ordem dos 300W.

Recentemente a Intel lançou uma gama de processadores de muito baixo consumo, a família ATOM. Estes processadores têm consumos que variam entre 0.8W a 2.5W, apresentando desempenhos a bom nível e um preço muito competitivo. Os Intel ATOM foram desenvolvidos para serem aplicados nos chamados mini-portáteis, mas não só, a INTEL dispõe sistemas compostos por motherboard, CPU e GPU, no formato mini-ITX a um preço muito competitivo.

A Nvidia, um dos maiores fabricantes de chipsets e GPUs, apresentou o Nvidia ION, um conjunto composto por um CPU Intel ATOM e um GDU Nvidia 9400M. Obtendo bons desempenhos em jogos de gráficos exigentes e vídeos HD. Isto tudo numa caixa pequena, silenciosa e de baixo consumo. Uma solução amiga do ambiente a seguir em termos de hardware.

Também é importante realçar a existência de periféricos energeticamente eficientes, como o caso dos discos SSD que tem performances próximas aos discos tradicionais, mas um consumo energético 10X inferior. Outro exemplo está nos monitores, que também caminham no sentido de diminuir o consumo energético, como o caso da LG que lançou um monitor de 22” que consome apenas 22W.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: