O futuro é a agricultura

18 05 2009

O futuro é a agricultura

Pode parecer um título caricato, uma regressão no tempo, mas não! A agricultura pode ser uma “vias de escape” a crise. Como se pode explicar que nos dias de hoje ainda há fome? Porquê ainda estamos tão dependentes do petróleo? A resposta a estas perguntas está na ignorância, na indiferença, na falta de visão perante problemas globais das várias potências mundiais.

A agricultura e a legislação circundante a mesma não se adequam aos tempos de hoje e muito menos aos tempos de amanha. A produção de cereais, legumes e frutas deveria sofrer um forte aumento, sendo que quota-parte destes alimentos, deveriam ser destinados a abastecer povos menos favorecidos, assim como pessoas com dificuldades. Os excedentes resultantes de uma “massificação da agricultura” e lixo orgânico de origem agro-pecuária, deveriam seguir para a produção de biocombustíveis, sem que a produção destes coloque em causa a alimentação ou force a indexação do preço dos cereais ao petróleo.

A “massificação da agricultura” não só poderá diminuir a fome no mundo e a diminuição da dependência do petróleo, como poderá servir como rampa de lançamento para a economia, criando milhares de postos de trabalho e movimentando milhões de euros. Contudo existe uma cara reversa, se não for correctamente controlado esse “boom” de agricultura, poder-se-á colocar em causa a sustentabilidade meio-ambiental e criar um impacto negativo em termos de ordenamento de território.

Por último deixo uma crítica ao que se refere a indiferença do povo perante o Parlamento Europeu, pois é função deste organismo definir as regras do jogo da agricultura na Europa, entre outras funções.


Ações

Information

One response

28 05 2010
vanessa

Oi!! GOSTEI DO SEU BLOG, E GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O TEMA ABORDADO. ME ADD nessa.nh.sap@hotmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: