Noticiários do Sensacionalismo

3 06 2009

Noticiários do Sensacionalismo

A concorrência entre os três grandes canais é elevada e ter a maior audiência é o principal objectivo. Para atingir elevadas audiências a programação é adaptada ao que o telespectador tenciona ver e ouvir. Esta arte de adaptar a programação, foi transferida aos noticiários passando a ser a informação ajustada de modo a cativar os telespectadores. Não estou a dizer que haja censura ou alteração das notícias, o que existe é um excessivo relevo a notícias que possam causar impacto no telespectador, estou a falar nomeadamente de tragédias e escândalos.

Um exemplo claro disso foi o mediatismo dado ao caso da gripe A, em fim de Abril e princípios de Maio. Nessa data, o número de casos de pessoas infectadas confirmados rondavam os 1000 e agora? Acabou a temerosa gripe A? Nos noticiários já pouco se fala, mas actualmente o número de infectados ultrapassa os 10000! Esta notícia passou para terceiro plano, porque já não “vende”. Mas não é o único caso, existiram outras notícias que relatavam temerárias doenças do calibre da Gripe A, como por exemplo: a Gripe das aves, a febre aftosa nos porcos, as “vacas loucas”…

Este especial realce dado a notícias trágicas e aos escândalos, infectam a sociedade com uma onda de pessimismo de descredibilização perante terceiros. Por isso lanço o desafio, para efectuar um noticiário mais equilibrado, pois o que os noticiários relatam não é o espelho da sociedade, também há boas notícias.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: