Os novos pobres

23 06 2009

Os novos pobres

O aumento de desemprego causado pelo fecho de inúmeras empresas, fruto da crise económica mundial (ou não…), está a causar o surgimento de um novo extracto social: os novos pobres.

As pessoas mais afectadas por este fenómeno são indivíduos de meia-idade, que geralmente trabalharam na mesma empresa e/ou posto de trabalho durante vários anos e que tem elevados encargos mensais (empréstimos e terceiros a suportar). Os baixos rendimentos, a fraca expectativa de encontrar novo emprego, aliada a elevados encargos, torna a gestão do orçamento familiar insustentável.

Qual será a solução ao problema? Aumentar o apoio social, mediante algum subsídio complementar? Talvez… contudo a política social não tem sido eficiente em Portugal, culpa das chamadas “sansugas de subsídios” que colocam em causa a sustentabilidade do sistema de segurança social e por vezes impossibilitam a chegada desses subsídios as pessoas realmente necessitadas.

Medidas de apoio social a estas pessoas é mesmo necessário, contudo isto não resolve o problema, pois novos casos surgirão enquanto não atacarmos o problema pela raiz ou seja pelas causas.

As origens deste problema estão nas próprias empresas e na cultura laboral. O mercado económico global é extremamente dinâmico e flutuante e muitas empresas não acompanharem esse ritmo, estando condenadas a falência. A aposta na diversificação de produtos, enquadrar a empresa num mercado global, apostar na inovação e conseguir responder as necessidades do mercado é fundamental para a sobrevivência de uma empresa. Por sua vez, o trabalhador deve seguir esse ritmo dinâmico, mostrando uma maior polivalência de aptidões, onde será indispensável uma formação profissional sólida e eficiente.

Uma empresa que trabalhe durante anos num único produto e cujos empregados estejam afectos ao mesmo posto de trabalho durante longos períodos de tempo, são os maiores potenciais alvos para aumentarem o número de novos pobres.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: