Microgeração

9 07 2009

Microgeração

A microgeração consiste em produzir energia em pequenas quantidades, podendo está ser utilizada para fins domésticos ou para vender a rede por exemplo. Normalmente o termo microgeração é aplicado a instalações de painéis solares fotovoltaicos ou um sistema microeólico.

A microgeração é um investimento seguro, pois estes equipamentos têm uma vida útil de cerca de 20 anos, com uma manutenção reduzida. O retorno do capital investido, é efectuado ao fim de 6 a 9 anos. Outra vantagem é a bonificação em termos de IRS na aquisição deste tipo de equipamentos.

Para poder “vender” electricidade obtida através da microgeração a EDP, temos que cumprir os seguintes requisitos: ter já instalado um sistema solar para aquecimento de águas sanitárias; a potência de ligação dos equipamentos de microgeração pode ir até 5,75kW; A potência instalada dos equipamentos de microgeração não pode exceder 50% da potência contratada.

Para quem não tiver disponibilidade económica para o investimento inicial requerido, poderá recorrer a um crédito com uma prestação próxima as poupanças previstas na factura energética. Com esta solução, ao fim de cerca de 10 anos, começa-se a pagar menos pela energia, sendo que durante esse período conseguiu-se poupar várias toneladas de emissões de gases poluentes para a atmosfera.

Artigos relacionados:

Microgeração EDP

Energia Solar – Aquecimento de águas sanitárias


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: