Habitação para todos?

16 07 2009

Habitação para todos

O mercado imobiliário foi um negócio altamente rentável nos últimos anos. A elevada especulação imobiliária, inflacionou os preços da habitação de uma forma absurda, dando elevadas rentabilidades, para aqueles que viviam da transacção de imóveis.

Actualmente a habitação atingiu um preço de tal forma elevado, chegando a um ponto de saturação. Assim sendo, o negócio de comprar apartamentos e vender passados alguns anos, deixou de ser tão rentável. Mas afinal que restou então deste negócio sem sentido? Dificuldades aqueles que querem aceder a uma casa pelos elevados preços.

A culpa do elevado preço da vivenda foi causada pela própria evolução da economia, pela banca, pelas ilegalidades do mercado imobiliário e pela falta/inconsistência de legislação em termos de habitação.

No findar do século XX assistimos a uma descida das taxas de referência. As taxas reduzidas são convidativas para o acesso ao crédito. A banca não tardou muito “atacar” o consumidor, com fortes campanhas de marketing para vender os chamados “créditos habitação”, que possibilitam pagar um imóvel num longo prazo, possibilitando também elevadas rentabilidades aos bancos. Se hoje em dia é uma prática comum recorrer aos créditos habitação, a 30 anos a trás poucos recorriam ao crédito.

O elevado endividamento, causado em grande parte pelos créditos habitação, conjugado com a saturação do preço dos imóveis. Foram um dos grandes causadores da crise e do abrandamento da construção.

Outra prática comum é a compra de imóveis com o intuito de alugar a estudantes ou turistas (dependendo da localização). O problema é que a maior parte desses alugueres é feito de uma forma ilegal (daí ter falado de ilegalidades no mercado imobiliário).

A meu ver não é nada benéfico que determinadas pessoas possam ter várias casas com o intuito de não as habitar ou alugar de forma ilegal. Uma possível solução seria um agravamento do IMI (antiga contribuição autárquica), em função do número de imóveis desabitados. Esta medida poderá potenciar o aluguer ou venda desses imóveis, aumentando a oferta e pressionando os preços para descer. Também seria interessante regulamentar os preços deste mercado para evitar que a especulação inflacione os mesmos.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: