Os preços dos combustíveis?

19 07 2009

ISP

Mais de metade daquilo que pagamos pela gasolina e gasóleo em Portugal vai para os cofres do Estado. Os combustíveis tem um preço base ao qual é acrescido um valor, ISP (imposto sobre produtos petrolíferos) e subsequentemente a esse somatório é adicionada a taxa do IVA (20%).

Os valores a pagar de ISP são elevados e carecem de sentido lógico e ecológico. Por cada litro de gasolina 95 pagamos 0.583€ enquanto pelo gasóleo pagamos 0.364€. Mas afinal qual é a lógica da gasolina pagar um valor tão elevado de ISP? Não tenho a resposta para essa pergunta…

O imposto automóvel tem vindo a ser reformulado no sentido de penalizar mais os automóveis mais poluentes, incentivando a compra de automóveis amigos do ambiente. Sendo esta uma medida plausível porque não aplicar o mesmo conceito aos combustíveis?

Da queima de cada litro de gasolina são emitidas 2.3Kg/litro. No caso do gasóleo, esse valor ascende aos 2.7Kg/litro. Por está lógica, faz todo o sentido a gasolina pagar menos ISP que o gasóleo.

Mas quais são os ganhos de descer o ISP da gasolina e adequa-lo a uma componente ambiental? Primeiro é uma iniciativa que visa a adequação deste imposto a necessidade de cumprir o protocolo de Quioto.  Por outro lado é um incentivo a compra de automóveis híbridos (gasolina+ eléctrico) menos poluentes que as ofertas homologas a Diesel. Por último, aproximar o preço da gasolina aos preços praticados na vizinha Espanha, pode reactivar o negócio nos postos de abastecimento próximos a fronteira.


Ações

Information

One response

11 11 2009
Jair Zinho

Os meus parabéns pelo artigo.
Há anos – séculos – que faço campanha na Net pelo imposto único sobre os combustíveis. E para a sua pertinente pergunta sobre a lógica da gasolina pagar um valor tão elevado de ISP, só encontro uma resposta – a força bruta.
Defendo um boicote concertado aos postos de abastecimento portugueses e a ida a Espanha por parte de todos os utentes de carros a gasolina, por ser essa o único argumento que os governos portugueses conhecem. A união faz a força e como em tempos se dizia, O Povo Unido jamais será vencido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: