Portugal na linha da frente nos automóveis eléctricos

10 08 2009

Portugal na linha da frente nos automóveis eléctricos

A necessidade de combater os elevados preços dos combustíveis e diminuir as emissões de CO2, tem levado tanto ao Governo Português, assim como a investidores privados portugueses, tomarem iniciativas para uma forte implementação de automóveis eléctricos em Portugal.

Os noticiários têm dado uma forte ênfase ao acordo assinado que visa a instalação em Portugal, de uma fábrica de baterias para automóveis da marca Nissan. Portugal também vai ser dos pioneiros na comercialização do modelo eléctrico da Nissan, o Leaf. O preço deste veículo rondara os 18.000€, um preço semelhante aos praticados a versões equipadas com motor de combustão interna.

Mas não só o governo e a poderosa Renault-Nissan estão a impulsionar o veículo eléctrico. Aqui em Portugal, existem 2 projectos ambiciosos que visam a fabricação de veículos eléctricos: O FUTI e o ECO Vinci.

O FUTI é um modelo fabricado em Leiria e é um projecto integralmente Português. Neste momento já se aceitam encomendas deste veículo que gasta apenas 1€ por cada 100Km percorridos. Está prevista a circulação das primeiras unidades no fim deste ano ou princípio do próximo. Podem ver mais detalhes no site oficial (aqui).

O ECO Vinci é um projecto da empresa retroconcept (a mesma que criou o exclusivíssimo Vinci GT). Este projecto conta com apoio da Câmara Municipal do Porto e colaboração do CTAG (centro tecnológico de automocion de Galicia).

O ECO Vinci assim como o FUTI, visam revolucionar a mobilidade urbana. O Tesla Roadster quebrou o preconceito de fracas performances e baixa autonomia em veículos eléctricos. Esperemos que o Nissan Leaf, marque um ponto de viragem para a massificação deste tipo de veículos.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: