Casa fresca durante o verão

17 08 2009

Casa fresca durante o verão

Na maior parte das casas Portuguesas, não se justifica a instalação de equipamentos para arrefecimento, pois serão poucas as vezes que a temperatura de conforto de verão (24ºC a 26ºC) seja superada.

A incorrecta concepção no ponto de vista energético das casas é o principal factor de falta de conforto térmico. Se aquando do projecto, for contemplado um bom isolamento térmico e optimizada a disposição solar da casa, teremos menores necessidades de aquecimento no inverno e de arrefecimento no verão.

A concepção do edifício é muito importante, mas uma correcta utilização do mesmo pode-nos trazer benefícios a nível de conta energética e um maior conforto térmico. No período de verão, teremos que evitar ganhos térmicos e dissipar o excesso de calor, seguidamente vou apresentar algumas dicas para ajudar neste sentido:

  • Evitar a exposição solar directa em zonas envidraçadas. Devemos fechar total ou parcialmente as persianas das janelas onde o sol estiver a incidir.
  • Promover a ventilação natural sempre que a temperatura exterior for inferior que a temperatura interior. Por exemplo deixar as janelas abertas durante o período nocturno em algumas divisões da casa.
  • Evitar a utilização de equipamentos de elevada potência durante as horas de maior calor. O uso de fornos, máquinas de lavar e computadores, por exemplo, devem ser reduzido ao essencial.

Algumas pequenas obras podem tornar o nosso edifício mais eficiente no ponto de vista térmico. O isolamento térmico é o ponto mais importante, vistos que nos vai permitir manter o calor durante o inverno e diminuir a entrada do calor no verão. Dois pontos-chave para aumentar o isolamento em edifícios antigos poderão passar pela substituição das janelas por janelas de corte térmico e vidro duplo, o outro ponto será aplicar/melhorar isolamento na cobertura.

Existem mais soluções para tornar a nossa casa mais fresca neste verão, contudo acho que neste artigo deixo as principais dicas.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: