Impacto social e económico da China

29 08 2009

china

O povo chinês representa 1/6 da população mundial, a mudança de hábitos deste povo terá certamente impacto a nível global.

A China faz parte do leque das chamadas economias emergentes. Estes países evoluem a um ritmo acelerado, com o ímpeto de atingir o nível de vida dos países mais desenvolvidos. O facto da china poder atingir um nível de vida superior não é um facto criticável, o que é criticável é a China não evoluir de uma forma sustentável.

O crescimento da China deve-se sobretudo a exportação, a China consegue fabricar produtos mais baratos devido ao baixo custo de mão-de-obra e ao desrespeito do meio-ambiente, por falta de leis de protecção do mesmo.

Outro problema mais grave é de índole social. Possuir um automóvel é uma questão de status social e os chineses estão a trocar bicicletas por automóveis. Tratando-se China um pais com mais de 1000 milhões de habitantes, a troca massiva das bicicletas por automóveis terá um forte impacto no mercado do petróleo. A procura do petróleo aumentara o que fará disparar os preços e também a emissão de CO2 para a atmosfera.

A China não ratificou o protocolo de Quioto e os automóveis Chineses são pouco eficientes a nível energético, emitindo elevadas quantidades de CO2 para a atmosfera. Neste panorama, a China vai acelerar a degradação do mercado do petróleo e o meio-ambiente. Podendo ter um forte impacto negativo na economia global, caso não forem tomadas medidas políticas para controlar o crescimento e tornar-lo sustentável.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: