A verdade do aquecimento global?

3 09 2009

aquecimento global

Realidade, mito, catástrofe, apocalipse… muitas teorias rodeiam este controverso assunto, umas são mais pessimistas que outras. Na realidade não existe uma convergência no que se refere a números, nomeadamente o valor da temperatura a partir do qual os efeitos climatéricos serão devastadores para a flora e fauna. Também existe divergência na previsão de quando esta catástrofe natural poderá acontecer, caso se mantenha o ritmo crescente de emissões de gases com efeito de estufa.

Mas afinal porque existe tanta divergência dentro da comunidade científica para avaliar este assunto?

Na realidade existem imensos factores dinâmicos em termos climatéricos, que dificultam prever com exactidão o valor crítico de concentração de CO2 na atmosfera e o valor crítico de aumento de temperatura média. Mas não são apenas entraves de índole técnica que dificultam as previsões! Estes relatórios tem um forte impacto na opinião pública e esse impacto pode causar danos no maior negócio do mundo, o petróleo, será que este poderoso negócio não terá capacidade para atenuar a realidade de alguns estudos sobre o aquecimento global? Ainda para complicar mais, temos outro negócio em clara expansão, o das energias renováveis e da eficiência energética, se for criado um panorama pessimista nas previsões do aquecimento global, este negócio terá uma forte projecção.

Afinal quer-se dizer que estes relatórios de nada servem?

Não iria tanto a esse extremo, apenas tenho dúvidas nos números… Quase comparo este caso a divergência dos números apresentados por Governo e sindicatos quando há greves, muito díspares, mas sabemos que o valor real anda algures dentro desse intervalo. Mas voltando a questão principal, existe convergência em alguns pontos. Hoje em dia ninguém põe em causa que o aquecimento global deve-se a acção do homem, nomeadamente a queima de grandes quantidades de combustíveis fósseis. Outro facto que revela os registos climatéricos é que nos últimos 150 anos a temperatura média do planeta aumentou 0.6ºC. O aquecimento nos pólos é mais acelerado que no restante globo terrestre, as terras geladas estão a derreter, deixando ao descoberto tundra (vegetação típica de paisagens da Sibéria e Gronelândia) e oceano.

O desgelo dos pólos não só preocupa em termos de aumento do nível médio dos oceanos, também provocam um efeito “bola de neve” no aquecimento global, isto é, o gelo reflecte a maior parte da radiação incidente, enquanto o tundra e o mar absorve mais energia, contribuindo assim para o aquecimento global. O tundra esconde outro perigo, o Metano congelado no subsolo, se for atingida determinada temperatura o tundra começará a libertar Metano (gás 20X mais poderoso no que se refere ao efeito de estufa quando comparado com o CO2).

Não restam dúvidas que quando atingirmos um determinado valor de CO2, não conseguiremos parar o aquecimento global, mesmo parando de emitir gases com efeito de estufa. Ninguém sabe ao certo qual o valor crítico de concentração de CO2, mas a conclusão que tiramos deste assunto é que temos que encontrar alternativas ao petróleo e o mais rapidamente possível.


Ações

Information

5 responses

26 12 2009
Osvaldo G. Martins

O muno inteiro tem que acreditar e aceitar, que estamos no fim dos tempos.
Só tem uma solução… Acreditar em Jesus, orar, e erguer-se a Deus.
Talves tenhamos uma chance. Pra mim, a terra prometida está bem nos nossos olhos., e nunca ninquém pensou que fosse.

23 01 2010
graziele de souza cruz

Na verdade todos estamos de passagem neste mundo ;
acho que o mundo tambem não dura para sempre
O mundo tambem esta cansado que nimguem da valor a ele !
as pessoas so cuidam de seus interrese e esquecem de dar valor ao planeta
gente por favor > cuide <economize < agua< e separe os lixos o planeta agradece amem

23 01 2010
graziele de souza cruz

Estamos no final do tempo mesmo e nimguem acredita nisso
[por isso temos so um caminho a seguir Jesus o homem so esta colhendo o que planto !

28 03 2010
Thaís

achei muito legal e interessante…

14 05 2010
Ruben Romão

obrigado, graças a toda esta informaçao consegui fazer um excelente trabalho para TIC. obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: