Proibir é solução?

10 09 2009

Proibir é solução

Proibir, foi a “solução” encontrada para resolver “focos infecciosos” dentro de um determinado meio sociocultural. Mas será proibir a solução? Por vezes proibir pode tornar-se num incentivo a transpor um obstáculo. Mas não só! Proibir pode fazer surgir outros problemas, como por exemplo: Máfias, clandestinidade, ilegalidade…

Se Proibir não é a solução qual é a solução?

A solução é legalizar que não deve ser confundido com liberalizar. Legalizar é fazer determinada actividade de forma controlada que não deve prejudicar terceiros. Esta é o verdadeiro significado de legalizar e pode ser o caminho a adoptar para a maior parte dos problemas que continuam a ser cancros no seio da sociedade o proibido.

Recentemente tivemos em tema controverso no seio da sociedade, o qual foi resolvido recorrendo a um referendo: A interrupção involuntária da gravidez (IVG). A legalização da IVG, permitiu as mulheres tomarem essa decisão com o devido acompanhamento médico e psicológico de praticarem o aborto. Por outro lado, a legalização da IVG, contribuiu para combater as Máfias associadas ao “aborto clandestino”, que a troca de uma avultada quantia de dinheiro, sem condições básicas de higiene e sem nenhum tipo de acompanhamento psicológica praticavam este acto ilícito.

Dois dos grandes problemas da sociedade são a Droga e a Prostituição. Nos moldes de proibição em que estes operam, tornam-se verdadeiros “cancros sociais” e negócios lucrativos para as máfias que operam com o tráfego de droga e o tráfego humano.

Será que manter os olhos fechados a estes problemas e continuar a proibir seja o caminho a seguir?


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: