O rumo da política em Portugal

21 09 2009

O rumo da politica em Portugal

Actualmente estamos a meio da campanha para as legislativas e a uma semana das eleições. Neste acto eleitoral participarão 13 forças políticas e todas elas tem um ponto em comum: Ideias pouco claras daquilo que realmente podem aportar mostrando um certo sensacionalismo no programa político.

Centralizar o TGV como principal assunto a discutir entre as duas maiores forças partidárias nacionais, não vai fazer com que o eleitorado fique esclarecido sobre o que realmente estas forças politicas podem aportar. Claro que Portugal não se rege por um sistema bipartidário, mas se estes dois partidos, que actualmente representam cerca de 2/3 do eleitorado, centra-se numa questão” banal”, podemos extrapolar e concluir que a baixa qualidade das campanhas políticas, apenas poderão dar vantagem a abstenção.

Enquanto a política em Portugal anda aos “esses”, o caminho está a vista de todos e resume-se a pouca coisa a nível de propostas eleitorais. Basicamente os políticos deveriam apresentar propostas para um desenvolvimento sustentável e lutar a prol de uma sociedade mais justa, igual e equilibrada.

A política a nível energética em Portugal e na Europa é uma prioridade! Centralizar esforços a prol de uma diminuição drástica do consumo de combustíveis fósseis é vital para a manutenção da economia e do meio ambiente. O cenário real da energia e do ambiente é pouco conhecido por lobbies que andam a volta destes assuntos. Contudo dediquei um artigo sobre a dependência do petróleo causas e efeitos (aqui) e outro sobre alterações climatéricas muito resumido (aqui).

Se a energia é a palavra-chave para o desenvolvimento sustentável. Questões de índole social têm que ser abrangidas!

“Liberté, Égalité, Fraternité”, foi sobre este lema que nasceu a república francesa, o primeiro exemplo de democracia moderna na Europa. Passados mais de 200 anos, este lema é uma miragem! Trabalhar no sentido de igualdade de direitos e apostar em políticas que possam unir o povo em vez do tentar dividir é o caminho a seguir a prol de uma sociedade melhor!


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: