Polémicas sobre o Irão (parte 1)

26 09 2009

FRahmadinejad

Este país encontra-se no ponto de mira da comunidade internacional, devido ao controverso programa nuclear apresentado pelo regime encabeçado pelo controverso Mahmoud Ahmadinejad. O ponto que tem causado mais polémica, é o facto de se recorrer a tecnologia de enriquecimento de Urânio geralmente utilizada para fins bélicos. Segundo o governo do Irão, o programa nuclear é exclusivamente para fins pacíficos, isto é, para produção de energia. A comunidade internacional encabeçada pelos EUA alimentam a possibilidade de Teerão estar a produzir bombas atómicas.

Numa primeira análise a informação que circula em força pelos meios de comunicação social parecem coerentes, contudo para os mais atentos existem inconsistências. É verdade que possuir armas nucleares é uma ameaça. Até aqui tudo certo, mas agora pergunto-me, se os países que possam vir ter armas nucleares são uma ameaça, os que efectivamente as tem porque não o são?

Estou a falar da Coreia do Norte que não só possui armas nucleares como já tem vindo a efectuar testes nucleares. Contudo o caso da Coreia do Norte, passou para um segundo plano, dando-se maior realce ao caso de Teerão. Os EUA por seu lado já consideraram uma intervenção militar no Irão do género da que se passou no Iraque, mas nunca se falou em intervir militarmente na Coreia do Norte que oficialmente representa uma ameaça.

Eu nunca fui, nem nunca serei a favor da guerra. Mas algo de estranho se passa com este mediatismo e esta pressão liderada pelos EUA sobre o regime de Teerão. Alguém ainda se lembra da invasão do Iraque e em que moldes foi efectuada? Foram as supostas armas de destruição massiva que nunca foram encontradas e os EUA afirmaram que as mesmas existiam e que representavam um serio problema para a manutenção da paz no mundo. Contudo, este caso ficou completamente abafado, para criar a mesma psicose na opinião pública sobre que Irão representa uma séria ameaça.

Agora vou apresentar a palavra-chave no meio disto tudo: o Petróleo! Existe um claro interesse por parte dos EUA controlar o maior negócio do mundo, o do petróleo e por curiosidade o Iraque e Irão representam o segundo e o terceiro maior produtor de petróleo respectivamente. Por outro lado, a Coreia do Norte não tem petróleo…

Não passa de uma teoria ou talvez mesmo uma conspiração, mas acredito pouco em coincidências quando há muita coisa envolvida em jogo!


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: