Polémicas sobre o Irão (parte 2)

29 09 2009

missil

Casualidade ou não ontem o Irão volta a ser notícia de destaque em termos internacionais. Desta vez pelo censurável acto de testar um míssil de longo alcance. Nunca apoiei, nem apoiarei a utilização de armas como meio de pressão política. Por outro lado, é penoso ver a dualidade de critérios no qual se mergulha a nossa sociedade. Se um país como o Irão faz um teste deste género é um acto de terrorismo, se os EUA ou outro país da NATO fazem os mesmos testes, é um acto a prol da para a manutenção da paz no mundo. O termo guerra associado a manutenção da paz é contraditório e carece de sentido.

Esta notícia condicionou certamente a linha de raciocínio para este artigo, contudo o que queria focar é outro facto controverso e contraditório. Porque que um pais rico em petróleo precisa apostar em energia nuclear? Esta questão reforça no seio da comunidade internacional, que a aposta na pesquisa do enriquecimento do urânio tem apenas fins bélicos. É verdade, contudo poderemos ter outra análise que não deixa de ser também lógica e válida. Se a OPEP trabalha sob uma política de sigilo e não consegue aumentar a produção do petróleo, pode ser um claro indicador que os países produtores e exportadores de petróleo, não tem capacidade para satisfazer a crescente procura de petróleo. Ou seja, o fim da época do petróleo barato, poderá estar para breve! O Irão ciente da necessidade de energia barata e de continuar a exportar, aposta noutra fonte de energia barata: a nuclear, mantendo o equilíbrio na economia local, assim como as receitas provenientes da exportação do petróleo.

O diálogo é a base do entendimento entre países com culturas demarcadamente diferentes, que poderão potenciar conflitos bélicos, se não se actuar na base do diálogo. Os interesses e o dinheiro são cancros que corroem a sociedade.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: