350

25 10 2009

350 ambiente

Este número representa uma ambiciosa meta proposta por cientistas e ambientalistas para evitar os efeitos irreversíveis do aquecimento global. Uma concentração de CO2 de 350 ppm (partes por milhão) é a meta a atingir!

No passado dia 24 de Outubro, fez-se uma iniciativa a nível global, pela organização 350 (ver site aqui), para divulgar esse número 350. Cá em Portugal foram feitas duas grandes iniciativas: uma em Lisboa no padrão dos descobrimentos e outra em Gaia na ponte D. Luís. Afortunadamente esta mensagem passou nos principais meios de comunicação social, contudo o poucas pessoas sabem o significado desse número e os efeitos se o mesmo for ultrapassado.

Na minha opinião, se os cientistas que chegaram a esse número têm a razão, estamos numa situação desfavorável. Actualmente o valor de concentração de CO2 na atmosfera ultrapassa os 390 ppm e o ritmo de crescimento é superior a 2 ppm/ano com uma tendência ligeiramente crescente. O corte drástico nas emissões de CO2 num curto espaço de tempo também é um cenário pouco provável… a dependência dos combustíveis fósseis é de tal forma elevada que tal cenário seria de todo impossível. Ainda há o agravante das economias emergentes, que para o seu desenvolvimento, estão a emitir CO2 de uma forma crescente.

Claro que sou a favor de encontrar soluções a nível global! Chegar a acordos sobre o mercado de carbono, redefinir cotas de carbono e aplicar sanções económicas aos incumpridores é fundamental. Também é importante que as medidas abranjam todas as nações especialmente os mais poluentes ou os que possam vir a sê-lo. Actualmente, os 3 países que são os maiores emissores de CO2, não ratificaram o protocolo de Quioto que são os EUA, Rússia e China.

Como nota de conclusão, a meta 350 é praticamente impossível, os efeitos do aquecimento global já se sentem em alguns pontos do planeta, nomeadamente nos pólos onde o degelo é uma realidade. Por último, deixo o link para um artigo que escrevi sobre a realidade do aquecimento global (aqui).

350 Gaia


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: