Gasolina Vs Diesel

31 10 2009

Gasolina Vs Diesel

No artigo preços dos combustíveis, defendi neste blog a adequação do preço dos impostos aos combustíveis a componente ambiental, que iria implicar na descida do preço da gasolina, pois o valor praticado de ISP para este produto, é avultado e desproporcionado.

O alto preço da gasolina está a causar uma “dieselização” do nosso parque automóvel e actualmente o consumo de gasóleo supera o consumo da gasolina. Este fenómeno, já se verificava mesmo antes de entrar em massa no mercado versões turbodiesel de baixa cilindrada (ver power-point aqui).

Mas algo de errado está acontecer… sempre soube que da refinação do petróleo, obtém-se mais gasolina que gasóleo (fonte). Mas afinal o que é feito a essa gasolina em excesso? Fontes não oficiais da Galp informaram-me que essa gasolina é vendida a preço reduzido aos EUA.

Para quem leu a totalidade dos artigos, certamente concordará que faz todo o sentido diminuir o ISP da gasolina a prol da redução de emissões de CO2 para a atmosfera. Também é de salientar, que é pena que os construtores de automóveis, não apostassem tão forte no desenvolvimento dos motores a gasolina, como fizeram nos diesel, seria sem dúvidas mais um incentivo para manter o equilíbrio na balança de consumo gasolina/gasóleo.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: