Taxas no Multibanco

3 11 2009

Taxas no Multibanco

Que seriamos hoje em dia sem o Multibanco? A utilização do multibanco possibilita o pagamento de contas, efectuar levantamentos e depósitos de uma forma cómoda, eficaz e relativamente segura. Se observarmos com atenção estamos dependentes das caixas multibanco e do respectivo cartão.

Actualmente, as operações de levantamentos, não têm custos acrescidos em Portugal, ao contrário do que acontece nos restantes países da União Europeia (fonte). Contudo, em 1 de Novembro deste ano, entrou em vigor uma normativa Europeia, que permite cobrar taxas pela utilização do Multibanco (fonte). Isto é, poderemos ter que cobrar uma taxa sobre os levantamentos, assim como ter que cobrar um valor acrescido na compra de bens pagos por multibanco.

Pessoalmente acho que este tipo de legislação permitirá abrir as portas a receitas adicionais a banca. Se realmente a banca decidir avançar com a cobrança desta taxa, tal medida pode vir a reflectir-se numa diminuição de pagamentos electrónicos. Sendo o dinheiro em numerário o meio mais utilizado em negócios ilícitos e por outro lado, facilita a evasão fiscal, parece-me contra sensual implementar medidas que visem constranger o pagamento electrónico.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: