Formula 1 ecológica?

18 11 2009

Algum dia será uma realidade? Termos o desporto rei do motor com emissões zero? Poderá para muitos parecer uma miragem, contudo pequenos construtores de automóveis tentam demonstrar que utilizando propulsão eléctrica, é possível ter performances iguais ou superiores a motores de combustão interna.

Claro que existe o tabu de associar motores eléctricos a performances paupérrimas e a baixa autonomia, contudo os motores eléctricos apresentam um elevado rendimento em termos de conversão de energia. Outra característica interessante, é o facto dos motores eléctricos apresentam um binário constante, ao contrário do que acontece com os motores de combustão interna, este facto, possibilita que os automóveis com motores eléctricos tenham melhores acelerações e recuperações. Como podem ver neste vídeo, a aceleração é capacidade de aceleração é mesmo impressionante.

Na Califórnia já circulam alguns Tesla Roadster, este desportivo com um design muito semelhante a um Lotus, consegue ter performances ao nível de um Porsche 911 Turbo. Podem ver mais detalhes neste link.

Automóveis superdeportivos com emissões 0 tesla

Outro modelo impressionante e sobre potenciado é o lightning. Este modelo está equipado com quatro propulsores eléctricos, um por roda, e a potência máxima cifre-se nos 700cv. Podem ver mais detalhes neste link.

Automóveis superdeportivos com emissões 0

Já existe tecnologia para substituir os motores de combustão interna, mesmo nas alas mais elitistas do sector automóvel, agora para quando poderemos assistir a essa transformação?


Ações

Information

Uma resposta

22 11 2009
Meninha

Interesante artigo. Precíbese a túa paixón pola ecoloxía e polo motor.
Por certo, moitas grazas polos comentarios que engadiches ao meu blog. Pero, sabes que? Ti sabes escribir en portugués, fermosísima lingua, así que… anímate. O importante sempre é o que queremos transmitir; a lingua na que o fagamos é o de menos.
Un bico moi grande.

Deixe um comentário