Bioetanol E85

23 11 2009

O bioetanol E85 trata-se de uma mistura de 85% de álcool, geralmente produzido a partir de cereis, misturados com 15% de gasolina. Este combustível apresenta-se como uma solução para reduzir a dependência dos combustíveis fosseis. Mas tem outras vantagens e desvantagens.

No capítulo das vantagens, temos basicamente duas: A diminuição de emissões de CO2 e a redução da dependência do petróleo, como anteriormente tinha referido.

O bioetanol apresenta uma maior octanagem, quando comparado com as gasolinas convencionais, isto implica que poderemos ter maior rendimento nos motores de combustão interna recorrendo ao bioetanol E85. Por outro lado, temos menores emissões de CO2, que podem chegar aos 70%, quando comparado com um motor a gasolina de cilindrada semelhante. Isto acontece porque o etanol tem menos carbono que a gasolina.

Claro que a dependência dos combustíveis fósseis diminui em 85% no caso do bioetanol E85. Contudo, no caso do Brasil, já existem viaturas que funcionam exclusivamente a etanol, por isso o bioetanol E85, pode ser um combustível de transição para o fim dos combustíveis fósseis.

No capítulo das desvantagens, temos uma, mas essa uma suscita graves problemas, estamos a falar na origem dos biocombustíveis: os cereais. Com um aumento de procura de cereais para produzir bioetanol E85, poderá causar um aumento exponencial do preço dos cereais. Isto é grave, pois os cereais são a base da alimentação no mundo. Contudo é possível contornar esse problema, por exemplo podemos obter biocombustíveis a partir de resíduos florestais e agro-pecuários. No caso da produção de biocombustíveis a partir dos cereais, deveria-se criar legislação para limitar a produção aos excedentes.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: