O futuro da energia na Europa

1 12 2009

O sector doméstico representa a maior parcela de consumo de energia na Europa. Este facto faz-se sentir sobretudo naqueles países que tem um inverno mais rigoroso, nomeadamente os países nórdicos e os da Europa central. Nestes países, o aquecimento doméstico é uma necessidade básica e isto implica um gasto enorme de energia no período do Inverno. Para agravar a situação, a fraca incidência solar que se faz sentir nessas regiões, limita a exploração de energias renováveis, nomeadamente aquelas que tem por base a energia solar. As condições desfavoráveis existentes nessas regiões durante o inverno, obrigam a que as mesmas precisem de importar energia e isso é feito recorrendo aos combustíveis fosseis.

Não tenho dúvidas que a solução a curto e médio prazo para o aquecimento doméstico passara a ser sustentada pela rede eléctrica. No ponto de vista termodinâmico pode parecer uma ideia absurda, mas também não é solução “fechar os olhos” e continuar a emitir CO2 pela queima de combustíveis fosseis. A verdadeira solução passa por reforçar a rede eléctrica europeia com mais centrais nucleares (como acontece na França) e complementando com as energias renováveis. Paralelamente as centrais termoeléctricas devem ser desactivadas.

A médio longo prazo, a exploração da fusão nuclear será a solução para alimentar as grandes necessidades de energia, com o menor impacto ambiental possível. Contudo o investimento efectuado neste campo tem-se revelado insuficiente e não há resultados palpáveis da investigação que esta a ser efectuada.


Ações

Information

One response

25 03 2010
Missao Tanizaki

O AGUAPÉ é uma SOLUÇÃO para muitos PROBLEMAS & AGUAPÉ

Prezado Cidadãos Brasileiros,

O AGUAPÉ é a SOLUÇÃO para muitos PROBLEMAS, em Especial na Preservação do Meio Ambiente & Biodiversidade, como para a Produção Energética.

Até mesmo pode Garantir a Preservação das Abelhas e uma série de outros insetos, répteis, entre outros Seres Vivos – por essa razão a Equipe BR do AGUAPÉ recomenda a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, através da Implementação de Pequenas Barragens em todo o Território Brasileiro, certo que poderemos produzir BIOMASSA, em Grande ESCALA, que terá SERVENTIA para TUDO que se possa IMAGINAR, desde Ingrediente para Ração Animal até DERIVADOS similares / equivalentes aos Derivados do Petróleo, podendo, ainda, contribuir muito para Preservação / Recuperação da Qualidade das ÁGUAS à CUSTO IRRISÓRIO.

NOTA: fica aberto o Seu Espaço para apresentação das suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.

Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: