Acumuladores de calor eléctricos

2 01 2010

Os acumuladores de calor eléctricos surgem como uma alternativa aos tradicionais sistemas de aquecimento central a gasóleo ou gás natural. O seu princípio de funcionamento é simples, resistências eléctricas que ligam durante o horário de vazio (períodos nocturno em que o custo da electricidade é menor), armazenando o calor em blocos cerâmicos que dissipam o calor acumulado durante o resto do dia.

Os acumuladores de calor apresentam-se como uma solução amiga do ambiente, pois a electricidade gerada durante a noite (horário de vazio), provém essencialmente de fontes renováveis e de centrais termoeléctricas de ciclo combinado (menor emissão de CO2 por kW consumido). Também é de realçar que a tendência de ter mais potencia instalada de fontes renováveis, tornando ainda mais ecológico o recurso a esta tecnologia.

Os acumuladores de calor como solução de climatização apresentam várias vantagens:

  • Não precisam de pré-instalação nem caldeiras ou termoacumuladores.
  • A manutenção é praticamente nula e a fiabilidade dos equipamentos é elevada.
  • Apenas consomem electricidade em períodos de vazio (no qual o custo da electricidade é sensivelmente a metade)

Por outro lado apresentam algumas desvantagens:

  • Necessidade de aumentar a potência instalada e contratar uma tarifa bi-horaria (maior encargo mensal no “aluguer do contador”).
  • Por vezes o calor gerado pode-se mostrar insuficiente sobretudo no fim do dia (os acumuladores eléctricos é uma solução ideal para quem usufruir do espaço todo o dia).
  • Termodinamicamente recorrer ao aquecimento por resistências eléctricas é uma má solução. Recorrendo a bombas de calor, podemos obter 3 vezes mais energia por KW de electricidade consumida.
  • Apesar do equipamento ser parecido a um vulgar radiador, o seu peso é elevado, por isso não é fácil transportar os acumuladores de um sitio para o outro, como sucede com os radiadores eléctricos.

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: