Energia eólica offshore

3 01 2010

A energia eólica offshore consiste em construir parques eólicos ao longo da costa marítima. Esta tecnologia possibilita aumentar a potência instalada de energia eólica e ainda proporciona algumas vantagens face aos parques eólicos terrestres:

  • Há mais vento no mar que em terra, isso deve-se ao facto da inexistência de obstáculos no mar e a menor rugosidade da superfície marítima quando comparada com a terrestre.
  • É mais fácil transportar os elementos constituintes dos aerogeradores por mar do que por terra. Inclusive, ficam abertas as portas a fabricação de aerogeradores de maior porte, que permitirão retirar mais energia do vento.

Contudo também existem dificuldades e inconvenientes na implementação desta tecnologia:

  • O custo da fabricação das fundações é elevado assim como é necessário fabricar torres mais altas, pois parte da estrutura fica submersa.
  • O custo da manutenção é mais elevado, pois o mar é um ambiente mais corrosivo. Por outro lado, a deslocação de técnicos fica mais cara.
  • Esta tecnologia fica limitada a 40 metros de profundidade, para instalar aerogeradores a profundidades maiores, está a ser desenvolvida uma tecnologia flutuante, que está em fase de testes.
  • O impacto ambiental nos ecossistemas marinhos.

Em Portugal calcula-se que esta tecnologia poderá representar 3500MW de potência instalada (fonte). O que é um valor bastante interessante.


Ações

Information

6 responses

8 01 2010
Bruno Garbin

Boa tarde

Achei o blog muito interessante, um óptimo trabalho com as energias renovaveis. Sou um aluno do 12º ano e no ambito de area de projecto vamos construir um mini aerogerador, gostaria de saber se nos poderia enviar informação no que toca a energia eólica. Ficariamos muito agradecidos e obrigado pela disponibilidade.

Cumprimentos

10 01 2010
Hugo Lagido

Boa Tarde,

Antes de mais agradeço a tua participação no blog. Anteriormente já escrevi artigos relacionados com a energia eólica que poderão ser de alguma ajuda:

https://hlagido.wordpress.com/2009/05/24/aerogeradores-e-os-passaros/

https://hlagido.wordpress.com/2009/04/29/para-alem-da-energia-eolica/

Se precisares de informação mais especifica poderei também arranjar.

Cumprimentos,

19 02 2010
Bruno Garbin

Boa tarde
Gostaria de saber se tem alguma informação sobre a indução electromagnetica e produção de energia em aerogeradores.
Cumprimentos

19 02 2010
Hugo Lagido

Boa Noite,

A indução electromagnética é o principio da física aplicado em motores e geradores eléctricos.
Um aerogerador é composto por uma turbina que capta a energia da deslocação do ar, e um gerador, que transforma a energia cinética daí proveniente numa força electromotriz.

16 11 2010
Fernanda Gava

Adorei o artigo, Sou estudante de Eng ambiental e gostaria de saber mais informações de investimentos no Brasil e No Mundo dessa tecnologia eolica offshore

2 04 2011
Luana Pereira Rocha

Sou estudante de engenharia elétrica, estou fazendo meu TCC na area de energia eólica, e fico muito feliz com sua iniciativa do blog. Foi bastante útil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: