Captura e armazenamento de carbono

10 01 2010

O CO2 proveniente da queima dos combustíveis fósseis é assinalado como o principal responsável pelo aquecimento global. Vários cientistas afirmam que já foi ultrapassado o valor de concentração de CO2 considerado seguro, outros dizem que esse valor será ultrapassado em breve. O que sim é necessário é diminuir drasticamente a emissão de gases com efeito de estufa.

Neste cenário surge a ideia de capturar o CO2 e armazena-lo no subsolo (poços de petróleo e gás natural esgotados) ou injecta-lo nas profundezas do oceano de modo a que se dissolva na água. A primeira vista pode parecer uma solução interessante, mas a meu ver, trata-se de uma solução tipo “varrer para debaixo do tapete”, ou seja, camuflar o problema pois o CO2 existe na mesma e se analisarmos superficialmente existem vários inconvenientes:

  • A solução de armazenamento no subsolo implica um elevado risco de existirem fugas.
  • A injecção do CO2 na água poderá ter efeitos devastadores nos ecossistemas marinhos.
  • Outro inconveniente óbvio é a necessidade de gastar bastante energia para separar e armazenar o CO2, gastar bastante energia, implica literalmente emitir mais CO2…

A meu ver devem ser centrados esforços nas energias renováveis, na energia nuclear e também na eficiência energética, como modos de redução de emissão de gases de efeito de estufa. Deixaria claramente de parte a captura e armazenamento de carbono.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: