Aquecimento central, um desperdício de energia

23 01 2010

Recorrendo a princípios básicos da termodinâmica, podemos saber até que ponto somos eficientes na forma como utilizamos a energia. É de conhecimento geral a lei da conservação da energia, a energia não surge nem desaparece, transforma-se. Porém existem limitações, como a energia se transforma podemos transformar trabalho em calor a 100% mas o contrário não é possível. A termodinâmica possibilita não só fazer uma abordagem quantitativa da energia como também possibilita efectuar uma abordagem qualitativa.

Se aplicarmos estes princípios básicos da termodinâmica, verificamos que os sistemas de aquecimento central convencionais são ineficientes no ponto de vista termodinâmico. Normalmente uma caldeira diesel ou a gás, poderá aproveitar cerca de 90% da energia, para obter água a cerca de 80ºC. Contudo se utilizarmos esses mesmos combustíveis num motor de combustão, poderemos obter na ordem de 30% em trabalho e 60% em calor útil e 10% de desperdício. Os 30% de trabalho podem ser transformados numa bomba de calor com um COP (coeficiente de eficiência) de cerca de 3 em calor. Assim poderíamos obter a partir da queima de combustível, uma transferência de energia de cerca de 150% para a água a 80ºC. Fantástico não? Para os mais atentos perguntarão onde está a lei da conservação da energia? A resposta está que as bombas de calor absorvem energia do ambiente, ou seja, os cerca de 60% são absorvidos do exterior e outros 10% são dissipados para o ambiente.

Se recorrermos a aquecimento por piso radiante poderemos ainda obter uma maior eficiência, pois teremos que aquecer a água até 40º e a essa temperatura as bombas de calor são mais eficientes, isto é, aproveita-se mais energia do exterior (energia grátis).


Ações

Information

2 responses

29 06 2010
Amadeu Campos

E para substituição de uma caldeira a gás com os respectivos radiadores e com temperaturas externaas no Inverno de -5 a -5 ºC a bomda de calor funciona?
(só para aquecimemnto central)

8 12 2010
Hugo Lagido

Boa tarde,

Efectivamente as Bombas de calor funcionam com essas temperaturas. Contudo quanto menor for a temperatura exterior, menos eficiente será o equipamento.
Existem soluções que passam por colocar o modulo exterior enterrado podendo assim aumentar a eficiência do equipamento no inverno.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: