Para além da política

31 01 2010

A política não se deve (ou deveria) tratar de um jogo de interesses no qual apenas participam um círculo limitado de pessoas. A política trata-se acima de tudo de uma ciência social que é construída sobre ideais e ideias para a governação.

Os fluxos ideológicos, nos quais assentam a maior parte dos partidos, já apresentam bastante antiguidade e a sua aplicação não se adequa os tempos que vivemos. Como agravante, a história relata que a implementação de muitos desses modelos fora um fracasso, porem, esses fluxos ideológicos, muitas vezes não passa de ser uma fachada ou uma imagem de marketing, sendo que a verdadeira ideologia dos partidos políticos é o reflexo e as ideias dos seus líderes.

A falta de credibilidade na política não se limita a falta de credibilidade nos políticos, o outro factor é a pobreza de ideais no seio dos partidos que não se adequam ao tempo em que vivemos, existindo sim, uma entropia de ideias e de contra-argumentação que não cativa o envolvimento das pessoas na vida política.

Seria importante o surgimento de novos fluxos ideológicos, que complementassem os já existentes, preenchendo as lacunas neles existentes e adequando-os a população do século XXI. O mais importante visar um desenvolvimento sustentável e minimizar os problemas sociais. Claro que a mutação demográfica será um dos principais problemas que os governantes estatais devem ter em conta, pois a Europa está a envelhecer e a sustentabilidade dos sistemas de segurança social estão postos em causa.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: