Produzir electricidade a partir da água da chuva

23 02 2010

Já me apresentaram a questão de se é viável aproveitar a água da chuva e para produzir energia eléctrica. A conclusão que obtive é que não, não é viável.

Para chegar a esta conclusão, foi necessário fazer algumas consultas e efectuar alguns cálculos recorrendo aos princípios mais básicos da física. O primeiro ponto será consultar dados climáticos que nos indiquem qual é a precipitação média anual em Portugal (aqui). Como podem ver, este valor varia bastante em função da região. Por exemplo, na região mais húmida, o Minho, poderemos ter valores superiores a 2000mm, contudo e a título de exemplo, vamos considerar para os nossos cálculos os 2000mm.

Como é que depois de recolher água, poderemos produzir electricidade? O modo passará por retirar a energia potencial da água e para isso deveremos colocar um reservatório na zona mais alta possível e uma turbina+gerador na zona mais baixa possível.

Postos estes dois pontos, falta pensar numa solução técnica para recolher o máximo de água possível e produzir electricidade a partir dessa água de uma forma optimizada. Para o primeiro ponto uma solução bastante simples de recolher água, será aproveitar os algerozes existentes nas imediações do telhado e canaliza-la para um deposito. Assim a área que aproveitamos é equivalente a área projectada no solo do nosso telhado. Uma vivenda de média dimensão poderá ter uma área de 100m2 o que equivale a dizer que poderá recolher até 200 mil litros de água por ano, tendo por base o nosso exemplo. Agora para poder transformar essa água em energia e tendo por exemplo que a nossa vivenda tem um rés-do-chão e um primeiro andar, teríamos que multiplicar os 200.000 litros (1 litro de água pesa aproximadamente 1Kg), por 6 metros (2 pés direitos do edifício) e pela aceleração gravítica 9.8m/s2. Feitas as contas temos 11.760KJ de energia por ano, que convertendo para KWh equivale a dizer 3.27KWh por ano, que é o mesmo que dizer uma poupança de 40 cêntimos de electricidade por ano.


Ações

Information

2 responses

15 04 2015
Gleyce Karla

Bom meu nome é Gleyce, cursando Técnico em meio ambiente. Tenho um trabalho para apresentar daqui a duas semanas e temos que fazer uma maquete.E sobremudanças climáticas, temos que ver o lado do desenvolvimento econômico e sustentavel. Vi esse artigo e achei bem interessante. e gostaria de saber se tem outros artigos oupesquisas comprovadas de produzir energia a partir de água da chuva mais que seja em telhados. Alguém poderia me informar. Obrigada

16 04 2015
Hugo Lagido

O artigo em causa é da minha autoria. A viabilidade económica foi estudada para uma vivenda. Para aproveitar energia da chuva de uma forma viável é necessário uma grande área de captação e bastante altura. Eventualmente aproveitar fluxos de águas pluviais possam ter viabilidade económica, sugiro que faça uma pesquisa nesse sentido.

Cumprimentos e bom trabalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: