Como produzir energia?

30 05 2010

Na realidade ninguém produz energia, mas sim transformamos energia. Normalmente procuramos mais a energia sobre a forma de trabalho e electricidade, mas para isso temos que transformar a partir de outras fontes energéticas e perceber os processos fisico-químicos nos quais se dá essa transformação.

Para transformar energia temos que partir de um desequilibro, esse principio está reflectido na 2ª lei da termodinâmica, mas não só se aplica a termodinâmica como e expansível a outros fenómenos físicos e químicos. Por exemplo, para produzir energia numa hídrica precisamos de diferenças de cotas, quanto maior for a diferença de cotas, maior a quantidade de energia que poderemos obter sobre a forma de trabalho.

É importante ter consciência que a energia é quantificável em joules mas não é toda igual. Por exemplo, podemos transformar um joule de trabalho em um joule de calor, mas o inverso não se consegue. Também é curioso que se tivermos um joule de calor a 50ºC e um joule de calor a 100ºC, poderemos retirar mais energia sobre a forma de trabalho recorrendo a um processo termodinâmico, utilizando como fonte fria o ambiente exterior.

Por isso, quando procuramos energia sobre a forma de trabalho ou electricidade, teremos que partir de um maior diferencial de grandezas físico-químicas possíveis. A abordagem qualitativa da energia é mais importante que a abordagem quantitativa, pois se existisse um equilíbrio no universo não havia transformações ou seja a vida terminava.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: