Investir em tempos de crise

8 12 2010

Em tempos de crise, poupar é a palavra de ordem e fundamental para poder inverter o ciclo económico de crise, pois em Portugal o sobre endividamento do estado, das empresas e das pessoas é um problema grave e que é necessário combater.

Para poupar temos primeiro que efectuar esforços e sacrifícios, de modo a reduzir a despesa. O segundo passo é rentabilizar as poupanças, sendo este o tema mais complicado e que irei abordar neste artigo, pois já vai o tempo de guardar o dinheiro debaixo do colchão.

Num panorama de necessidade de poupar o primeiro passo é ver como rentabilizar o dinheiro e maximizar esse rendimento.  A forma mais fácil de o fazer, é recorrer a uma instituição bancária e escolher um dos produtos disponíveis. Contudo o pequeno investidor vai-se deparar com a oferta de rentabilidades baixas ou produtos com risco de capital. Pois… rentabilizar o dinheiro com produtos financeiros é díficil…

Contudo, nos dias de hoje, existem produtos financeiros que oferecem elevadas rentabilidades. Por exemplo hoje é acessível ao pequeno investidor o acesso a plataformas de negociação. As plataformas de negociação são uma aplicação informática que permite negociação on-line de acções, materias-primas e outros produtos financeiros. Oferecem a possibilidade de ganhar tanto na subida como na queda das cotações. Por isso, podemos ter grandes lucros em tempos de queda de preços.

A acessibilidade de plataformas de negociação para pequenos investidores é um passo importante. Os produtos disponíveis possibilitam inclusive duplicar ou triplicar o saldo num só dia, mas tem um inverso da moeda, podemos rapidamente perder a totalidade das poupanças…

Como evitar perder?

Calcula-se que cerca de 80% dos pequenos investidores são perdedores nas plataformas de negociação e isto porque? a resposta é simples, a abertura destas plataformas ao publico em comum não é assim tão bom. Para começar a negociar é importante ter uma boa formação e informação de mercados de activos e cambial.  Hoje em dia a internet oferece muita informação, as plataformas de negociação oferecem um modo demo que permitem negociar em condições reais com dinheiro virtual e existe muita literatura sobre o tema.

Eu pessoalmente investi muito tempo em estudar os mercados financeiros, daí também não ter disponibilidade para actualizar o meu blog. Pessoalmente recomendo que estudem e leiam sobre mercados financeiros e testem plataformas de negociação. Se não quiserem estudar e ler, esqueçam as plataformas de negociação, pois certamente irão perder a totalidade das poupanças.

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: