Um problema chamado endevidamento

16 01 2011

A crise na qual estamos mergulhados esta a ser causada sobretudo por um problema chamado de endividamento. Este problema afecta directamente ao estado português, mas não só… Pois existe também um elevado endividamento, quer por parte de empresas, quer por parte de particulares.

O problema do endividamento do estado, foi causado pela má gestão de vários governos após o 25 de Abril. Os elevados encargos pagos pelos contribuintes para determinados “tachos”, um sistema de segurança social não sustentável, as sucessivas derrapagens orçamentais em obras públicas e a elevada evasão fiscal, levaram Portugal a este estado. Estes são os quatro principais pontos que o governo, ou próximos governos devem analisar.

A entrada do FMI em Portugal, cenário cada vez mais provável, poderá ajudar a equilibrar as contas publicas, mas por outro lado, levara a mais medidas de austeridade e desemprego. Por isso, acho que a entrada do FMI será mau para Portugal. Uma possível solução passará por um governo forte, um governo de bloco central, com uma visão mais rigorosa sobre os problemas orçamentais. Claro que o governo de bloco central não existe por interesses partidários e quem vai sofrer as consequências serão os Portugueses.

Como disse no inicio do texto, o problema do endividamento, alastra-se a muitas empresas e particulares. A culpa ai é das instituições de crédito e banca que facilitavam o crédito. Por outro, lado também é um factor cultural que é o aceder ao crédito para os principais projectos, que aliada a uma falta de cultura financeira por parte dos Portugueses, fizeram chegar a este estado.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: