Racionalizar o consumo de electricidade é importante

12 04 2010

A racionalização do consumo de electricidade traz grandes vantagens a nível económico e ambiental, pois a redução do consumo não só se reflecte na factura energética como numa redução nas emissões de CO2.

A electricidade em Portugal provem de fontes renováveis e de combustíveis fosseis. Dentro das renováveis temos sobretudo a hídrica e a eólica e em termos de combustíveis fosseis temos centrais termoeléctricas de ciclo combinado (de elevada eficiência) e turbinas de gás que se destinam a injectar energia em horas de ponta com um rendimento termodinâmico inferior (mais emissão de gases poluentes).

A energia renovável tem um custo relativamente reduzido, o seu preço é pouco variável e a emissão de CO2 é zero. Por outro lado, o custo da energia proveniente da queima de combustíveis fósseis, tem uma clara tendência a aumentar e o seu preço é pouco previsível para além de emitir grandes quantidades de CO2 para a atmosfera. É normal que as companhias energéticas queiram vender a maior quantidade possível de energia por via renovável e recorram aos combustíveis fósseis para suprir o excesso de consumo praticado em horas de ponta.

Nestes moldes, a redução de consumo implicara uma redução de queima de petróleo, isto não só implicara uma redução nas emissões de CO2 como implica numa não indexação do preço da electricidade ao preço do petróleo. Se a racionalização do consumo de electricidade não for efectuado, certamente veremos as tarifas de electricidade a aumentar drasticamente.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: